sábado, 17 de setembro de 2016

O Tratado e a pedagogia de Nossa Senhora

(Apostila de uma vida espiritual.)

Quando fiz a consagração à Nossa Senhora segundo o método de São Luís Montfort, lembro que estava cheio de escrúpulos, me considerava indigno da consagração, mas li o livro numa semana e me consagrei. Hoje percebo que esta consagração quase às pressas foi um salto no escuro, como quem diz "Nossa Senhora, me pega!" E lá fui eu me jogar de um edifício.

Com o tempo percebi que a consagração, que faz de Nossa Senhora a depositária de todas as nossas graças, bem como a mestra de como essas graças serão utilizadas, se para meu bem ou para o do próximo, reforçou minha estabilidade espiritual. Explico: sinto-me compromissado com Ela. Um exemplo são as orações: mesmo que eu deixe a oração do terço de lado, fico no compromisso de fazê-la no dia seguinte; se eu falo muitas coisas sem pensar ou muitas bobagens, como piadas além do ponto, volto atrás e sinto um arrependimento (já tinha isto antes, mas hoje esta atitude é mais consciente); fiquei muito mais sensível aos pecados, principalmente graves. A dor e o incômodo interiores numa briga sem sentido, por exemplo, se tornaram mais profundos.

São Luís Montfort afirma em Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem que o demônio faria brotar nos leitores de seu livro escrúpulos para que não realizassem a consagração. Foi o que ocorreu comigo, e esta é a resistência da maioria das pessoas ao se depararem com a proposta do Tratado.

(Foto de São João Paulo II com o lema do Tratado "Totus Tuus" - "Todo Teu". Papa se tornou um dos grandes divulgadores da obra de São Luiz Montfort.)

Ninguém é podre o suficiente para que não realize uma entrega total à Nossa Senhora que, no fundo, é a entrega à Deus, porque a misericórdia divina é infinita. Portanto, qualquer erro é de forma infinitamente menor, proporcionalmente, à capacidade que Deus tem de reparar tudo. Como tudo o que está nas mãos Dela vai para Jesus, a consagração à Nossa Senhora é um ato de reparação completa. Ela torna-se nossa pedagoga especial, nossa professora particular na vida espiritual que nos ensina a sermos como o Seu Filho. Ela educou Jesus, que era Deus, por trinta anos, e por isto mesmo saberá como lhe educar.

Montfort também previu que o demônio esconderia o Tratado por muito tempo. Foi assim desde sua publicação em 1712 até meados do século XX. Foi João Paulo II o maior propagandista do Tratado, afirmando que a consagração foi decisiva para sua vocação sacerdotal. Ele virou papa. E santo.

Não há milagre que Nossa Senhora não possa fazer, mesmo porque milagre é Deus quem faz. Ela lhe dará um bom banho e lhe ensinará a ser um bom filho para que aprenda a crescer na vida. E ainda lhe encherá de mimos, com uma boa mãe faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário