sexta-feira, 7 de outubro de 2016

O furacão Matthew e a Torre de Siloé

(Haiti depois da passagem do furacão Matthew.)

Querem saber o que é igualdade? Vejam como Deus trata seus filhos: Ele faz com que o sol nasça para todos no planeta, sem exceção, e permite que um mesmo furacão varra lugares tão díspares como o Haiti e os EUA.

Não estou justificando a tregédia provocada pelo furacão Matthew, e sim o fato de que a realidade em que vivemos se impõe de tal forma que qualquer diferenciação sociológica estabelecida entre as pessoas é uma mera convenção humana. Somos, sim, diferentes, mas porque Deus quis, e não desiguais, porque aos Seus olhos a filiação, a origem e o fim de nossa trajetória de vida são os mesmos.

(Representação da queda da Torre de Siloé: o sofrimento de uma tragédia não é sinal de um julgamento moral. Todos, sem exceção, estão expostos a acontecimentos fora do nosso controle.)

A igualdade está no plano espiritual. Jesus diz no Evangelho de Lucas (13:1-5) que não cabe a nós julgarmos os atingidos pelas tragédias, a exemplo da Torre de Siloé por Ele mencionada, porque não sabemos dos pecados alheios. Quem sabe é Deus e, portanto, só Ele pode julgar se uma tragédia é ou não "merecida".

(Clássico em português de Robert Dahl: a igualdade política é sempre imperfeita.)

Toda a igualdade é imperfeita, e a democracia é, até os dias de hoje, o regime político que até agora mais teria se aproximado deste ideal igualitário. Foi o que analisou o cientista político Robert Dahl no seu clássico Poliarquia. Para ele todas as democracias têm como parâmetro a poliarquia, a democracia perfeita, justamente porque buscam permanentemente a perfeição (e sempre com diversos percalços, como mostram as democracias europeias que sucumbiram à tirania no período entre-guerras). Democracias buscam o equilíbrio perfeito entre participação e oposição, mas sua complexidade, da desigualdade econômica aos traços culturais dos povos, desequilibram a balança.

Qualquer pretensão de total igualitarismo é falha e fadada ao erro, seja no seu plano político, e mais ainda no plano econômico à exemplo do comunismo. Nenhum sistema é capaz de dar à humanidade tudo o que Deus deu através da criação com seus bons presentes e trágicos acontecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário