A educação é utilizada para toda a sorte de objetivos: se preparar para uma carreira, conseguir um simples emprego, ganhar dinheiro, saber (ou ao menos inculcar a ideia de que realmente vamos aprender algo de substantivo), gerar desenvolvimento, trazer paz, formar cidadãos, etc.
Seus alegados objetivos quase sempre são de ordem puramente material.
Ademais, espera-se que a educação seja obra do Estado, um direito inalienável cuja omissão é vista como um dos mais perversos crimes.
Desta forma, a educação é dada como obrigatória. No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) considera crime não matricular uma criança na escola. Mesmo que haja brechas para o homeschooling, os pais ou responsáveis podem responder por esta omissão e pagar até mesmo com a cadeia.
Mas por que tamanha ênfase na educação? Não poderia alguém ter outro objetivo que não os propalados por governos e meios de comunicação?
Ocorre que educar uma pessoa não é simplesmente prepara-la para objetivos meramente técnicos, nem formar um bom cidadão. Educação é formar alguém de forma integral, não só com o conhecimento necessário para o cotidiano, mas também com a estatura moral que esta pessoa necessita.
O ensino das sete Artes Liberais são uma forma de fornecer não apenas o conhecimento básico e amplo de onde brotam todas as ciências e conhecimentos humanos, como também fornece o terreno fértil do qual brota uma formação moral firme e consistente abrangendo todas as dimensões da pessoa.
Mas a família é a organização social mais básica e, portanto, a mais importante que existe. Sem ela, toda e qualquer formação humana ficará capenga, o substrato emocional da pessoa se tornará problemático. Uma educação que ignore isto sempre estará incompleta, seja na família, seja na escola.
A Sagrada Família é o modelo mais perfeito de família. Para os cristãos (e todas as pessoas) preocupados com seus filhos, este é o objetivo maior de sua formação. Portanto, sempre que pensarmos em formar pessoas lembremos que a escola começa na casa, que esta casa também é o objetivo maior desta educação, e seus que exemplos devem ser o Pai e a Mãe, os mais perfeitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário