Homens, mulheres, religiosos, soldados, cidadãos comuns, com ou sem fé... Ninguém pode salvar a si mesmo.
A salvação do homem foi possível porque Deus se fez homem. Só Deus possui capacidade, por sua condição de Absoluto, de pagar pelos pecados humanos, cujo preço é proporcional à desproporção entre Deus e o homem.
Sendo Cristo homem, recebemos, por participação, os benefícios da reparação da dívida salvação, que é a possibilidade de, finalmente, adentrarmos às portas do Paraíso.
Todo o plano de perfeição humana ou de paraíso terrestre é um blefe condenado ao fracasso. As decisões humanas não podem redimir nossos pecados, e mesmo que pudessem não redimiriam em grau suficiente para pagar o preço perante o Absoluto. Somos limitados, por mais que fantasiemos o contrário.
Por isso os discípulos, os soldados, religiosos e alguma pessoas estavam juntos à cruz. Mesmo que negassem a divindade de Cristo, eles poderiam ver que não poderiam garantir a salvação por si mesmos. Nem Maria.
Felizes daqueles que viram e que veem na cruz o auxílio para aquilo nunca seriam capazes de fazer nas trevas da solidão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário